.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, abril 03, 2005

 

AUGUSTO MARIA DE SAA E O 1º DE ABRIL

02-04-2005 12:39:00. Fonte LUSA. Notícia SIR-6880852
Temas: Brasil
"Ritornello" e embaixada de Portugal no Brasil promovem mentira do 1º de Abril

Brasília, 02 Abril (Lusa) - A Embaixada de Portugal no Brasil e o programa "Ritornello", da RDP 2, apresentado por Jorge Rodrigues, promoveram sexta-feira a maior mentira do 1º de Abril dos últimos tempos.
O programa cultural "Ritornello" de 01 de Abril foi dedicado a um personagem fictício, o português Augusto Maria de Saa, que teria vivido no Brasil na segunda metade do século XIX.
De acordo com o programa, o "personagem ímpar da cidadania e da cultura" teria ganho destaque nos campos da literatura, música, artes, antropologia, física, matemática, entre outros.
No entanto, segundo o mesmo programa, teria sido esquecido pelos portugueses.
A história de Augusto Maria de Saa, contada também num blog da Internet
- www.memoria-de-saa.blogspot.com -
diz que o ilustre lisboeta morreu aos 54 anos, no dia 01 de Fevereiro de 1908, vítima de uma bala perdida da arma que teria matado também o rei D. Carlos e o príncipe D. Luiz Filipe.
O programa contou com a participação do novo embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, do conselheiro cultural da embaixada de Portugal no Brasil, do director do Instituto Camões no Brasil, Adriano Jordão, e do conselheiro de imprensa Carlos Fino.
Também participaram do "Ritornello" do 1º de Abril a escritora portuguesa Luísa Coelho, professora de Literatura da Universidade de Brasília (UNB) desde 2002, e o professor Carlos Alberto Xavier, assessor do ministro da Educação do Brasil, Tarso Genro.
As entrevistas foram transmitidas em directo para Portugal.
O programa, uma "conspiração cultural" entre a embaixada portuguesa no Brasil e o programa "Ritornello", recebeu vários telefonemas de ouvintes indignados por não conhecerem Augusto Maria de Saa, reclamando que Portugal não está atento aos seus valores.
CMC.
Lusa/fim

Comments: Enviar um comentário



<< Home