.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, janeiro 15, 2007

 

FALECEU RAY-GÜDE MERTIN (1943-2007)





É um momento muito triste para os Editores, seus amigos, e para os Autores que ela representava: faleceu Ray-Güde Mertin, ao fim de uma resistência e de uma batalha de alguns anos.
É uma perda irreparável para os escritores de língua portuguesa, em Portugal, Brasil, Africa; assim como para os de língua castelhana, espanhóis e da América do Sul.
Dedicou a sua vida à tradução e divulgação das literaturas e dos autores que se expressam nessas línguas. Deu-lhes também a sua amizade. Abria-lhes a porta de casa, repartia com eles a sua força.
Agente de Saramago, Lídia Jorge, João Ubaldo Ribeiro, Luis Fernando Veríssimo, Pepetela, Mia Couto, Agualusa, Tabajara, Raduan Nassar, tantos outros.

Para que a lembrássemos, sempre, Portugal bem podia fazer como o Brasil: conceder-lhe uma Ordem de Mérito Cultural que respeitasse o muito que nos deu.

Outras referências:

http://www.origemdasespecies.blogspot.com/

http://extratexto.weblog.com.pt/


Comments:
Sou editora no Brasil e lamento muito a morte de Ray. Sua força, seu extremo amor aos livros e aos autores, seu profissionalismo me ensinaram muito. Considero-me privilegiada por tê-la conhecido e compartilhado momentos de trabalho e de dimensões humanas desta mulher incrível.
Eliana Sá
São Paulo, Brasil
 
Enviar um comentário



<< Home