.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, setembro 10, 2007

 

BERTRAND EM GUERRA COM EDITORAS

O Expresso deste fim de semana (08.09.2007) publicou esta notícia na última página do seu caderno principal, concedendo ao assunto uma justificada importância:

A situação tem a sua gravidade, convenhamos, dentro de um sector com conhecidas debilidades. De modo algum se pode considerar uma "situação perfeitamente normal", como diz o responsável da Bertrand. Além disso, a lista das editoras em conflito, indicada pelo Expresso, está bastante incompleta necessitando ser acrescentada (julgo faltar, por exemplo, a editorial Presença); por outro lado, não parece sensato que uma empresa decida "estrangular" os seus principais fornecedores, num só ano, sem negociações adequadas, com uma tão significativa tentativa de aumento das suas margens. Sobretudo nesta época do ano, face ao período mais forte de lançamento das novidades editoriais. O resultado, claro, foi a suspensação de fornecimentos, a falta de livros nas livrarias, a queda de vendas mencionada pelo Expresso, uma situação de desconforto que se estendeu pelo sector.

Como se sabe, a Bertrand, com novos proprietários, integrada num novo grupo de empresas, está actualmente num processo de reorganização da sua gestão. Esperemos que, como sugere o editor Guilherme Valente, citado pelo Expresso, a empresa "afine rapidamente os seus métodos", trazendo ao sector da edição o valioso contributo e a posição impar que lhe concedem as suas 48 lojas de venda de livros.

Acompanhemos a evolução desta situação.


Comments:
Sim, a situação não é de todo normal.

Por outro lado, a lista está, de facto, bastante incompleta, pois recordo-se de mais editoras de média dimensão que cortaram relações com a Bertrand, como todo o grupo Almedina.
 
Entre muitos outros, Presença, Centralivros, Caminho,..... etc, etc.
 
È de facto uma situaçao bastante estranha e que dura já algum tempo.Nao sei onde vao parar assim,isto porque a lista ronda umas 12 editoras, muitas com grandes sucessos, como a Presença,Verbo,Caminho,Gradiva.
 
Enviar um comentário



<< Home